Lentes de Contato Dentais: Mitos e Verdades

Os laminados cerâmicos (lentes de contato, facetas) estão em alta na odontologia estética. São peças cerâmicas delicadas que favorecem de forma significativa o rejuvenescimento do sorriso.

Entretanto, alguns equívocos são ditos quanto à sua indicação. Segue uma relação de mitos e verdades sobre este tema:

1) É possível clarear os dentes com o uso dos laminados cerâmicos.

VERDADE! Uma das indicações desta modalidade de tratamento é cobrir dentes que não respondem bem às técnicas de clareamento convencional, como dentes escurecidos por tratamentos de canal ou uso de medicações.

2) Os laminados cerâmicos fraturam facilmente após fixados.

MITO! Apesar da delicadeza destas peças, após fixadas com cimento resinoso apropriado, as lentes de contato dentais e as facetas laminadas de cerâmica se unem à estrutura dental de forma definitiva e segura, inclusive fortalecendo a estrutura dental em determinados casos.

3) Dentes desgastados podem ser reparados com laminados cerâmicos.

VERDADE! Dentes abrasonados pelo bruxismo, fraturados ou que sofreram erosão por algum motivo (alimentos, medicamentos, refluxo gástrico), podem ser facilmente reparados com esta técnica. É sempre apropriado que uma avaliação prévia seja feita de forma criteriosa, proporcionando inclusive que o paciente e o profissional consigam antever o resultado final através do planejamento digital.

4) Às vezes uma cirurgia gengival é necessária para viabilizar um resultado adequado com as reabilitações executadas com a técnica dos laminados cerâmicos.

VERDADE! A harmonização de um sorriso não depende somente dos dentes, mas sim da interação de elementos como os lábios e a gengiva. Em situações em que a gengiva retraiu ou ficou hiperplásica (cresceu), faz-se necessário a intervenção prévia com micro cirurgias plásticas periodontais, corrigindo o alinhamento das mesmas, proporcionando assim um resultado mais satisfatório no final da reabilitação estética com os laminados cerâmicos.

5) Todos os pacientes estão aptos a receber este tipo de tratamento de forma indiscriminada.

MITO! Pacientes que possuem alteração na mordida, onde a dimensão vertical de oclusão foi alterada por falta ou por desgaste dos dentes de trás, necessitam, antes de executar o tratamento com laminados cerâmicos, reabilitar a mordida, repondo ou reconstruindo a estrutura dos dentes afetados, proporcionando o espaço ideal para que as peças cerâmicas estéticas não sejam fixadas de maneira equivocada, o que poderá gerar fratura, soltura ou desgaste no trabalho mal planejado. Comparo sempre os dentes de trás com os pilares de alicerce de uma obra. Se eles não estão em ordem, de nada adianta escolhermos a cor da parede da sala…

6) Nunca é necessário desgastar dentes para receber os laminados cerâmicos.

MITO! Em algumas situações, um pequeno ajuste na estrutura dental faz-se necessário para que o alinhamento das cerâmicas se dê de forma ideal. Mesmo assim, a reabilitação estética do sorriso com os laminados cerâmicos é uma das técnicas menos invasivas das disponíveis na odontologia estética.

7) De vez em quando é necessário refazer a reabilitação estética com facetas e lentes de contato dentais.

MITO! Um trabalho planejado e executado de forma correta não requer reposição em situações adequadas. Uma vez fixados, estes elementos se unem em definitivo a estrutura do dente e, salvo situações de traumatismos – onde um dente natural também fraturaria – a reabilitação com estas técnicas é “para sempre”.

8) A reabilitação com laminados cerâmicos tem um aspecto natural.

VERDADE! Quando a execução destas peças cerâmicas é desenvolvida com critérios técnicos e artísticos apurados, levando-se em consideração as linhas faciais e perfil morfo-psicológico (visagismo) do paciente, o resultado é fantástico! É o que temos constatado a cada trabalho concluído na Clínica Rubens França.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: